segunda-feira, 20 de setembro de 2010

deuses do porre

Daquelas coisas que ocupam minha cabeça às vezes.
Outro dia estive pensando que, muito provavelmente, em alguma mitologia, deveria existir um "deus do porre". Há quem poderia dizer de cara que seria Dionísio. Mas ele é um deus bem mais complexo que isso. Não, pela lógica humana em relação aos mitos, deveria haver um deus específico - e tem.

Já que falei de Dionísio, vou começar por seu pai adotivo, Silenos, que não é exatamente um deus, no sentido olímpico da coisa, mas que teve lá seus adoradores, eles sabendo ou não. É descrito como um velho sátiro barrigudo, meio careca e de ar jovial (o que me lembrou muito uma entidade de um imaginário muito restrito ao qual tenho acesso e não vem ao caso). É um daqueles bêbados que aparecem seguindo Baco em algumas ilustrações.

Ainda seguindo Dionísio, encontrei (por sinal, muitas vezes) Methe, a ninfa dos bêbados, entidade meio obscura da mitologia grega.

Os celtas tem Demetos ou Dyfed, que, além de deus do porre, está ligado a guerra, o que não é de se estranhar...


Parei de pesquisar por aí. Claro que é fácil encontrar outras divindades relacionadas a bebida mas, normalmente, elas estão associadas a outras coisas, também.


E, para quem pensou na ressaca... Parece que a maioria dos povos não se deu ao trabalho de arrumar uma figura para ela. Exceto pelo Pratchett, que, no vasto panteão de seu Discworld, criou o deus Bilious.



Nenhum comentário: